RÁDIO VERDES CAMPOS GOSPEL: Samu passa a atender 30 municípios da região de Maringá

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Samu passa a atender 30 municípios da região de Maringá

                                               Agência de Noticias do Paraná

Começa a funcionar nesta sexta-feira (26) o Samu Regional do Norte Novo, que será referência para o atendimento de pacientes de Maringá e mais 29 municípios. Com 13 ambulâncias distribuídas em sete bases descentralizadas, o serviço estará disponível a uma população de quase 800 mil pessoas.

A inauguração será feita pelo governador Beto Richa, às 15 horas, em solenidade em frente à nova sede da Amusep. “Trata-se de um marco para a saúde pública da região. A implantação da Central de Regulação e do Samu Regional vai fortalecer a retaguarda de atendimento de urgência e emergência, pois reorganiza todo o fluxo de encaminhamento dos pacientes”, destacou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, que também participará do evento.

É 10º Samu Regional implantado pelo Governo do Estado, em parceria com as prefeituras. O serviço poderá ser acionado através da Central 192, que ficará à disposição da população de forma gratuita, 24 horas por dia, sete dias da semana.

Cerca de 150 profissionais de saúde atuarão no novo serviço regional. São médicos reguladores, médicos intervencionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas e telefonistas assistentes. A equipe passou por semanas de capacitações sobre atendimento em urgência e emergência.

NOVO FLUXO – A Central de Regulação funcionará em Maringá, mas será responsável por atender a demanda de ligações de toda a região. Já as ambulâncias ficarão baseadas em Maringá, Sarandi, Paiçandu, Mandaguari, Nova Esperança, Astorga e Colorado. Os municípios foram escolhidos conforme critérios geográficos, levando em conta a facilidade do acesso às demais cidades atendidas.

De acordo com o coordenador da Rede Paraná Urgência, Vinícius Filipak, a mudança garantirá um atendimento mais ágil e resolutivo. “Em situações reais de emergência, o socorro chegará mais rápido e o paciente será encaminhado imediatamente para o hospital ou unidade com a melhor estrutura para atendê-lo naquele momento”, explicou. http://www.aen.pr.gov.br/

Nenhum comentário :

Postar um comentário