RÁDIO VERDES CAMPOS GOSPEL: Ministro da Saúde inaugura primeira UPA de Cianorte (PR)

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Ministro da Saúde inaugura primeira UPA de Cianorte (PR)

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, inaugurou nesta sexta-feira (1/7), a primeira Unidade de Pronto Atendimento 24horas da cidade de Cianorte (PR). A UPA 24h Faustino Bongiorno tem capacidade para realizar 300 atendimentos por dia e beneficiará 150 mil pessoas que residem na região. O município recebeu do Governo Federal R$ 2 milhões para a construção da unidade. Quando habilitada, a UPA 24h receberá R$ 175 mil/mês de custeio.
As UPAs são unidades intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais. Estão equipadas para socorrer pessoas com problemas de pressão, febre alta, fraturas, cortes, infartos e outras ocorrências de média complexidade. Nas UPAs, o paciente é avaliado de acordo com a classificação de risco, podendo ser liberado ou permanecer em observação por até 24 horas. Se necessário, a pessoa será encaminhada a um hospital de referência. 
Classificada com porte II, a UPA 24h Faustino Bongiorno tem quase dois mil metros quadrados e cerca de 200 funcionários. Tem capacidade para atender 300 pacientes/dia e beneficiará cerca de 150 mil habitantes de nove municípios que compõem a região de saúde: Cianorte, Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, São Manoel do Paraná, São tome, Tapejara e Tuneiras do Oeste. “É uma unidade feita em parceria com Governo Federal e município. É uma obra exemplar, uma UPA acima do padrão e que dará uma cobertura importante de alta qualidade à população. É isso que queremos ver em todo Brasil, exemplo de boa aplicação dos recursos públicos”, ressaltou o ministro Ricardo Barros. Informações Portal da Saúde: http://portalsaude.saude.gov.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário