RÁDIO VERDES CAMPOS GOSPEL: Aprenda estudar a distância

sábado, 9 de abril de 2016

Aprenda estudar a distância

Quando falamos em estudo a distância, pode lhe vir à mente, a época em que muita gente estudava  por apostilas via Correios, no qual muitos acreditavam que o valor do aprendizado era fraco ou seja, “tempo perdido”.  Mais só para lembrar, embora os estudos não tivesse mesmo a praticidade e a tecnologia de hoje, muita gente conseguiu se profissionalizar nos cursos a distância e exercerem tais ofícios em vários setores. É sabido dizer que para alguns ainda impera essa lei do preconceito, mais também é preciso ressaltar que esse quadro vem mudando a cada ano no brasil. De acordo com o censo EAD-BR 2011, cerca de 3,5 milhões de pessoas estudam à distância no país,  de cada sete universitários , um estuda no ensino á distância e cerca de 77% fazem cursos livres.


 Antes de irmos as dicas, primeiro eu preciso reforçar que eu não criei este tutorial a toa, eu não sou leigo no assunto, por isso vamos tratar de algo, do qual eu já tenho experiência. Mais antes de abordarmos as dicas, eu gostaria de acrescentar duas coisas que são prioritárias para quem pretende fazer algum curso a distância  - Foça de vontade e determinação. Com essas duas ferramentas em mãos, vamos ao que interessa. Estudar a distância pode sim ser de grande proveito a qualquer cidadão que queira se especializar em determinada função, seja em cursos graduados, cursos livres,prime cursos ou em qualquer área. Levando em conta que os tempos mudaram e isso conspira a nosso favor, devemos ter em mente que tal modalidade já não se torna mais tão difícil como antigamente.

 Hoje podemos contar com inúmeras ferramentas na hora de fazermos uma pesquisa  ou estudarmos, pois vivemos na chamada “era digital” ou seja, temos a internet. Estudar a distancia requer determinação e disciplina, pois embora os cursos sejam ministrados por profissionais da área, existe uma grande diferença do estudo presencial, não há aulas no sentido convencional , as aulas são ministradas através de vídeos-aulas ou textos ilustrados e em muitos casos você pode recorrer a livros online quando  estes são citados. Existem cursos livres por exemplo, que você pode baixar todo o material de estudo para o seu computador e apenas fazer as avaliações no site, outros, você estuda no site mesmo, mais todos os sites você pode interagir com o professor  em tempo real ou através de mensagens. Como não existe professor presencial nesta modalidade, você tem que fazer o papel dos dois.



 Tenha auto -  disciplina e reserve no mínimo 2 horas por dia para estudar, faça como se estivesse que estar na escola com horário marcado, esse horário, pode ser das 19 hs as 21 hs. Selecione as palavras que você não entende ou desconhece, e depois faça pesquisas no Google ou dicionários, anote  as partes  do  texto  que você acha mais importantes  e as transformem em perguntas, depois tente responde – las , se não conseguir responder algumas, recorra ao texto e responda todas, assim você vai decorar melhor o que está estudando. Crie metas, mas se de repente alguma não forem cumpridas, não desanime, se reorganize e recomece novamente. Procure lugares onde você possa ficar concentrado, leia o texto com atenção, pausadamente, não tenha pressa em terminar o curso,  preocupe – se em aprender. Lembre – se, o fato de você estar tomando a iniciativa de estudar, tanto no sistema convencional  quanto no estudo a distância, já é uma grande conquista. Agora mãos a obra e boa sorte!  Edição exclusiva  Blog do Carlinhos Gouveia.Informações Blog do Carlinhos Gouveia.

Nenhum comentário :

Postar um comentário