RÁDIO VERDES CAMPOS GOSPEL: Cirurgia de retiradas das mamas em caso de câncer, já não é mais preciso retirar os mamilos

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Cirurgia de retiradas das mamas em caso de câncer, já não é mais preciso retirar os mamilos

As cirurgias de retirada das mamas em casos de câncer já não são mais sinônimo de retirada dos mamilos. Ao unir exames de ressonância magnética e de congelação, médicos brasileiros têm conseguido identificar o nível de comprometimento do mamilo, preservando-o.
As pesquisas feitas pela Sociedade Brasileira de Mastologia já estão sendo adotadas no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, e a ideia, segundo o coordenador do estudo José Roberto Piato, é levar essa associação de exames a toda a prática clínica no país. “Só tiramos o mamilo, hoje, quando ele está tomado pela doença e não indiscriminadamente, como se fazia até então”, diz ele. As informações são da Agência Brasil.
O primeiro estudo envolveu 170 pacientes de câncer de mama residentes em São Paulo. As mulheres, submetidas à mastectomia clássica, de retirada completa de glândulas mamárias, pele, auréola e mamilos, fizeram ressonância magnética, que é um exame de imagem, para verificar se havia invasão tumoral do mamilo. Informações Gazeta do Povo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário