RÁDIO VERDES CAMPOS GOSPEL: Aprenda a ter plantas medicinais em vasos

sábado, 19 de março de 2016

Aprenda a ter plantas medicinais em vasos



A técnica de produzir plantas em vasos já é antiga em alguns países do mundo, no Brasil, ela vem se destacando devido a falta de espaço nas cidades.
Produzir plantas em vasos é uma boa opção para quem mora em casas onde o espaço é pouco, ou até mesmo em apartamentos.

Neste pequeno artigo eu vou ensinar a vocês algumas dicas de como cultivar essas plantas e quais os cuidados que se deve ter.

Primeiro passo é o preparo das vasilhas nas quais as plantas vão ser semeadas ou transplantadas em forma de mudas.

Também é preciso preparar a terra, eu recomendo adubo orgânico, de galinha ou de gado.

Lembrando que a vasilha na qual você vai colocar a planta, pode ser garrafa pet, vasos ou latas plasticas, só deve ser proporcional ao tamanho da planta.

Caso seja uma vasilha comum, você deve fazer alguns furos nelas para que não acumulem água.

É importante frisar que que as plantas mostradas aqui é uma produção minha, que sou administrador deste Blog e sou um amante da natureza e venho desenvolvendo esta técnica que vem dando certo.

Existe duas maneiras de você cultivar essas plantas, uma é você conseguindo a muda feita e transplanta -las para os vasos, a outra é através de sementes que você pode comprar ou retirar até mesmo de hortaliças e legumes que compra no mercado.

Lembrando que algumas plantas medicinais também produzem sementes,  como a erva-cidreira de folha e o manjericão.

Dicas de como plantar e os cuidados necessário

Vamos começar com as mudas que você tem já feitas, é preciso encher todas as vasilhas de terra e depois transporta - las as plantinhas, você deve encobrir toda a raiz . No inicio a planta tende a murchar dando a impressão que vai morrer, mais aos poucos ela vai se recuperando e logo começará a brotar, a água é indispensável.

A outra maneira de se fazer a muda é através de sementes, as quais você deve encontrar em casas agropecuárias ou mercados.

Fazer as mudas com sementes

Com a terra e os vasos preparados como  já dito acima, você deve semear as sementes sobre os vasos, a uma profundidade de 5cm, com uma quantia de 5 a 10 sementes por vasos, levando em consideração que algumas sementes tendem a não nascer.

Feito isso o segredo é aguar, já que as mudas levam alguns dias para o nascimento.

Após o nascimento você continua aguando as plantas uma ou duas vezes por dia, isso vale tanto,  para as que você fez de sementes, quanto para as de mudas.

As plantas em vasos retém menos água do que as plantadas diretamente no solo, por isso a necessidade de regar todo dia.

Obs: Quando as plantas que você fez de sementes atingirem cerca 15 cm, deixe apenas uma ou duas por vaso, retire as outras, deixe sempre a que estiver mais bonita.



Nenhum comentário :

Postar um comentário